VERDE E TUDO

verde e tudo

segunda-feira, 9 de março de 2015

MEU PÉ DE CAMBUCÁ ( Plinia Edulis )


Olá pessoal !!!
Desculpa meu sumiço no blog, hoje estou postando uma historia sobre minha corrida para obter um pé de Cambucá....
Pesquisando na net sobre esta fruta desconhecida no  brasil,poucas gente já viu ou conhece.
Então continuando..depois de muitas leituras eu fiquei super curiosa de saber mas sobre esta fruta.
O cambucá, ou cambucazeiro, é uma árvore frutífera  do Brasil e nativa da zona litorânea da Mata Atlântica.
 Seu fruto fez parte cotidiano dessa região até a primeira metade do século XX mas hoje é pouquíssimo conhecido.
Da família das Myrtaceaes, à qual pertencem frutas populares, como a Goiaba, Jabuticaba, e Pitanga e e outras frutas igualmente esquecidas, como o Cambuci, Araçá e Gabiroba, há quem diga que o cambucá é uma das frutas mais saborosas que há no Brasil e no mundo.
Suas flores são brancas e surgem solitárias ou em grupos no caule e, como nas jabuticabeiras, os frutos do cambucá brotam direto do caule da árvore.
Os frutos tem de 4 a 7 cm de diâmetro, são arredondados e achatados nos pólos, tem a casca lisa, com sulcos de leve relevo longitudinais e coloração intensamente amarelo-alaranjada. Sua polpa é suculenta e também amarelo-alaranjada; seu sabor, que lembra o da jabuticaba, é intenso e de um agridoce balanceado sem adstringência.
Considerada uma raridade da Mata Atlântica, a espécie está praticamente limitada ao que restou de seu ambiente natural, alguns pomares de produtores de frutas raras, jardins botânicos e poucas chácaras e quintais anônimos.

Fonte de informação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cambuc%C3%A1

Eu procurei através de minha página e grupo no face,alguém que pudesse me doar sementes ou mudas,mas foi em vão,ninguém pode me ajudar..mas não desisti,fui ao ceagesp e conversei com vários produtores de plantas e até que conheci um produtor que pode me atender,pois ele tinha a muda do cambucá disponível para venda.
Imagina minha alegria,finalmente eu iria conhecer pessoalmente esta misteriosa planta frutífera parente da jabuticaba obaaaa!!!
Fui dormi super ansiosa,para levantar na madrugada e correr para o ceagesp para buscar minha linda e amada planta,afinal eu ia ter em mãos a planta tão sonhada!!!
Quando cheguei as 4:00 horas da madruga no ceagesp eu corri para ver a planta,e o produtor me apresentou a planta e disse:
BOA NOITE EDILEUZA, AQUI ESTÁ A  SUA MUDA DE  Plinia edulis ( CAMBUCÁ) DE 2 METROS DE ALTURA E APROXIMADAMENTE 10 ANOS DE IDADE.
Eu olhei para a planta de baixo para cima,e pensei nossa!!! Que linda e que grande..como vou levar num carro normal??? rsrs
Em seguida o produtor me disse:
VOCÊ VEIO PREPARADA PARA LEVAR-LÁ? PORQUE ELA E UM POUQUINHO GRANDE E PESADA!
Eu disse: não tem problemas vou levar de qualquer jeito....
Chamei o pessoal que carrega as coisas ,e paguei para leva-la até o carro para mim....
Eu estava com meu irmão na ocasião,ele que dirigiu o carro e eu vim abraçada as folhagens do cambucá para não fechar a visão dele ao dirigir...
Resumindo.....QUEM CORRE ATRÁS DE SEUS OBJETIVOS SEMPRE ALCANÇA!!!

Segue algumas imagens :)

Nesta foto foi quando cheguei na madrugada no ceagesp.

Arrumando a  árvore de Cambucá dentro do carro....



Meu querido pé de Cambucá,já em casa sã e salva aguardando a viagem para seguir para onde será transplantada definitivo no meu pomar que estou formando....


Até logo pessoal,breve nova novidades sobre o plantio do cambucá,aguarde!!


6 comentários:

  1. Olá Edileuza! Parabéns por conseguir a muda do Cambucá. Vc sabia que existem duas espécies (a sua parece a do tronco vermelho)? Veja: http://www.colecionandofrutas.org/pliniaedulis.htm.
    Vc conseguiu a sua muda no CEAGESP Campinas ou no de São Paulo? Quanto custou à época que vc comprou? Vc pode me passar o contato do fornecedor? Desde já, agradeço! Cassio

    ResponderExcluir
  2. Olá edileuza, gostaria de saber onde posso tambem conseguir uma muda dessas, pois eu tive um pe em casa ja a mais de 100 anos e acabei me mudando do local, quero um novo pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,então na epoca eu comprei esta muda já bem desenvolvida no Ceagesp de SP...Nossa voce tinha um pé de cambuca bem antiga,que pena que se mudou...
      aqui na minha casa tenho 2 pés de cambucas plantado,e fico pensando se eu tiver que mudar um dia,ai meu Deus kk!!

      Excluir
  3. Olá edileuza, gostaria de saber onde posso tambem conseguir uma muda dessas, pois eu tive um pe em casa ja a mais de 100 anos e acabei me mudando do local, quero um novo pé.

    ResponderExcluir
  4. Oi edileuza estou usando perfil da minha filha mas me chamo edileuza também. Kkkkk será que toas são loucas por plantas ? Escute estou doida atras de sementes de cambuca será que vc me arruma xara como vc já pedi pra muitos mas nada moro em curitiba e aqui nem cheiro dessa maravilha será que vc poderia me ajudar meu face dy campos ok abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu vi agora seu comentario Edy,eu não tenho mas como entrar no blog perdi minha senha e não consigo atualizar o blog...agora só posso entrar como visitante com outro perfil...voce já me segue no youtube?? :)

      Excluir