VERDE E TUDO

verde e tudo

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fruta Do Milagre

Imagine você consumir uma fruta de polpa ácida como um Limão, abacaxi, laranja azeda e etc..e sentir que o sabor dessas frutas na verdade é adocicado e sem nenhuma acidez.  Mas isso seria possível?
Sim, é possível.  Basta que você alguns minutos antes, saboreie uma Fruta-do-Milagre.
  É que essa frutinha contém em sua polpa uma proteína chamada miraculina que ao entrar em contato com as papilas gustativas da língua inibe a nossa capacidade de saborear a acidez dos alimentos. Dessa maneira as frutas ácidas tornam-se extremamente agradáveis ao paladar.  Essa fruta que ainda é novidade aqui no Brasil já é utilizada há séculos pelos africanos para adoçar seus alimentos e atualmente já é bem conhecida nos Estados Unidos e Europa onde são comercializados vários produtos confeccionados à base de sua polpa.
A Fruta-do-Milagre (Synsepalum dulcificum) também conhecida internacionalmente como Miracle Fruit  é nativa da África Ocidental e pertence à família das sapotáceas. É um arbusto de porte reduzido atingindo em média 1 metro de altura e inicia a produção de frutos com apenas 20 a 30 cm de porte. Seu crescimento é bastante lento e é multiplicado exclusivamente pelas sementes.  O conjunto das folhas, frutos e porte reduzido a tornam uma planta excepcional para cultivo em vasos podendo ser cultivada em locais a pleno sol e meia-sombra em áreas de pouco espaço onde frutificará várias vezes durante o ano. A planta inicia a produção em torno de 3 a 4 anos após a semeadura. Essa espécie é ainda desconhecida pela maioria dos consumidores de plantas e seu cultivo está restrito a colecionadores de frutíferas raras.
Por ser uma planta de crescimento um tanto lento e bastante rara o custo da muda é relativamente alto em relação às espécies mais comuns.

Curiosidade: Essa frutífera já é conhecida nos meios botânicos desde o século XVIII quando o explorador francês Chevalier des Marchais em 1725 em expedição pesquisou essa espécie e outras nativas da África Ocidental.  A frutinha lhe chamou a atenção pelo fato dos nativos a mastigarem antes de consumirem os alimentos azedos. Eu conheci essa fruta super diferente através de uma amiga de um grupo que faço parte na face J
Fiquei curiosa e quis experimentar também e saber se realmente acontecia o fato....
Tratei de pegar todo tipo de alimento que seria azedo aqui em casa para testar....e para minha surpresa ....sim é verdade..tudo que era azedo..ficou doce como açúcar..o limão,parecia que eu estava tomando uma limonada,o abacaxi ficou docinho..a laranja nem se fala de doce...resumindo todas as frutas e até a folha de trevinho que é azedinho..ficou doce J
Segue todas as fotos da minha experiência !!!


















domingo, 14 de julho de 2013

Cultivando Morangos Em Cestos

Eu criei  um novo jeito de cultivar morangos,depois que minha linda cachorrinha estava devorando

meus morangos que estava plantada numa jardineira que ficava no chão.Vi os cestinho de guarda

prendedores e tive essa idéia de plantar ou pelo menos tentar rsrs.. cultivar os pés de morangos no cestos.

Fiz o passo a passo em video..eu acredito que esteja dando  certo..pois os morangueiros já está brotando folhas super sadias  ;) Veja o video no you tube!!