VERDE E TUDO

verde e tudo

terça-feira, 3 de abril de 2012

LEITE PARA AS PLANTAS

·       OÍDIO NAS NOSSAS PLANTAS,COMO COMBATER

Oídios  são doenças de plantas, causadas por fungos altamente evoluídos, so crescem em tecido vivo das plantas.
Os Oídios,também e conhecidos como cinza ou míldio pulverulento.São fácil de reconhecer,porque formam colônias esbranquiçadas na superfície das plantas e também na parte inferior da planta.
Estes fungos podem trazer problemas reais nas hortas e também jardins,mais especialmente para as da família da cucurbitáceas,aqui em casa tenho plantadas, abóbora,pepino,melão e quiabo de metro todas são da mesma família,o oídios atacou somente o pe de abobrinha que estava muito lindo. Eu resolvi pesquisar na internet,um modo de combater estes fungos. Descobri um método desenvolvido na Embrapa,RECEITA: leite e água.
·        MODO DE AÇÃO DO LEITE
O leite pode agir como um fungicida natural,para controle do oídio





































O leite pode ter um efeito direto contra fungos, devido ás suas propriedade germinicidas, por conter diversos sais e aminoácidos,pode induzir a resistêcia das plantas e ou controlar diretamente o patógeno, pode ainda estimular o controle biológico natural, formando um filme microbiano na superfície da folha ou alterar as características físicas,químicas e biológicas da superfície foliar.
Em resumo,o leite parece aumentar o sistema imunológico  da planta,para combater os fungos. Eu resolvi testar nas minha familia de cucurbitáceas fiz 1 medida de leite para 9 medidas de agua, coloquei tudo no borrifador e borrifei nas plantas de pepino, abobora e melão até o pé de tomate tomou banho de leite, dificil foi enganar minha gatinha,que pensou que o leite era para ela. Tive a ajuda da Mariana minha filha,que fez questão de borrifar nas plantas.